No INSS, diferentes procedimentos são realizados com o objetivo de garantir o bom funcionamento da instituição. Mais do que isso, certas ações da autarquia podem afetar os benefícios, como é o caso da maciça.
A maciça do INSS representa um período importante para a boa organização e funcionamento adequado da autarquia. Ou seja, ajuda a garantir que os benefícios previdenciários seguirão sendo pagos da maneira correta.
Apesar disso, as dúvidas sobre a maciça do INSS são bastante comuns: o que é, como funciona, como isso afeta os benefícios?
A seguir, trazemos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre a maciça!
O que é maciça do INSS?
De modo simplificado, podemos explicar a maciça como sendo a folha de pagamento do INSS. É a forma pela qual o INSS promove um balanço de todos os benefícios que deverão ser pagos.
Esse balanço leva o nome ‘maciça’ em razão do grande volume de benefícios que serão incluídos no cálculo, desde aposentadorias, pensões e auxílios. Além disso, a maciça acontece todos os meses.
Assim como o cálculo da folha de pagamento de uma empresa, a maciça do INSS reflete na vida dos aposentados e pensionistas. Isso acontece porque são ao menos 37 milhões de brasileiros recebendo algum benefício previdenciário.
Quem realiza a maciça INSS?
A maciça é realizada pela DATAPREV (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social). Essa empresa é responsável pela análise dos dados do beneficiário, informações do benefício em si, pagamentos e atualizações.
A DATAPREV utiliza informações obtidas através do próprio sistema da previdência. Os servidores também têm acesso a informações externas, geralmente informações que podem afetar a renda mensal do aposentado.
Em que período a maciça é realizada?
A maciça é realizada mensalmente. Ou seja, obrigatoriamente, uma vez ao mês o INSS e parte de seus colaboradores dedicam seus esforços à maciça. Quase todos os servidores participam da maciça, o que torna os outros serviços do INSS mais lentos.
Mesmo com o sistema digitalizado, é preciso cuidado na análise das informações para garantir que não existirão erros. Estima-se que durante 5 dias de cada mês sejam dedicados à maciça no INSS.
Entretanto, isso não quer dizer que todos os meses as datas da maciça irão se repetir. O balanço é mensal, mas não tem data fixa para ocorrer.
Por que a maciça é realizada?
A maciça do INSS serve para a instituição revisar as informações de pagamento dos benefícios ativos. Ela também contribui para a regularização dos benefícios cessados em razão de falecimento, por exemplo.
O período da maciça é fundamental para observar erros, inconsistências, falhas no cadastro ou cálculos incorretos.
Mais do que um balanço dos créditos a serem pagos, a maciça é uma análise mensal dos valores e informações disponíveis de cada segurado e seus respectivos benefícios. Assim, reduz-se o risco de falhas no pagamento dos benefícios.
Reflexos da maciça
Como a maciça serve para garantir que não existem erros nos benefícios que serão pagos no mês seguinte, qualquer divergência pode afetar o pagamento.
A maciça, por exemplo, vai apontar se o segurado fez ou não a prova de vida – sem prova de vida, o benefício é inicialmente bloqueado. Esse e outros tipos de informações são apurados e as medidas cabíveis são aplicadas.
O período de maciça também serve para o INSS aplicar mudanças que afetam o INSS, como atualização do valor do salário-mínimo, mudança no limite da margem consignável, entre outras.
Ou seja, a maciça afeta o benefício previdenciário e também reflete em outros aspectos da aposentadoria, como os empréstimos.