É possível consultar o saldo do FGTS com o número do CPF? Neste artigo nós respondemos isso para você!
Trabalhadores formais, ou seja, aqueles registrados de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) têm o direito garantido ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Mensalmente os empregadores recolhem o equivalente a 8% do salário bruto de seus funcionários nas contas do FGTS, mas não é comum que as pessoas verifiquem se este depósito está, de fato, sendo feito.
No entanto, seria interessante que as pessoas encarassem o FGTS como um valor que já lhes pertence e que, portanto, precisa ser acompanhado.
Já imaginou as dores de cabeça que você pode ter quando for sacar o seu FGTS se acabar descobrindo que ele não estava sendo recolhido adequadamente? Não queremos nem imaginar, certo?
Então, para evitar problemas, você pode, e deve, verificar seu saldo do FGTS com certa frequência. Há algumas maneiras de fazer essa consulta, mas uma dúvida sempre paira: posso fazer isso apenas com o número do meu CPF?
A resposta é: sim! Quer aprender como? É só continuar a leitura deste artigo que nós vamos ensinar a você.
Onde posso fazer a consulta ao FGTS com o meu CPF?
Há duas maneiras de consultar o saldo e o extrato do seu FGTS utilizando o seu número de CPF. Uma delas é ir pessoalmente a uma agência da Caixa e solicitar a um atendente.
Mas nem sempre dispomos de tempo para isso e, nesse sentido, a tecnologia está aí para facilitar a nossa vida. Sendo assim, a segunda maneira de fazer a consulta, e a mais rápida e prática também, é utilizando o aplicativo FGTS no seu smartphone.
A seguir, nós mostramos para você o passo a passo:
- faça o download do app FGTS na loja de aplicativos do seu smartphone Android ou iOS;
- faça o login no aplicativo com seu CPF e senha – caso ainda não tenha acesso, será preciso fazer o cadastro;
- na tela inicial, você verá todas as suas contas vinculadas ao FGTS, para cada empregador diferente, e o saldo de cada uma delas pode ser acessado separadamente;
- para ver o saldo de todas as contas, selecione a opção “Saldo total do FGTS – aí você poderá visualizar o saldo somado das suas contas e se há algum valor para saque;
- caso queira ver os valores mais detalhadamente, selecione “Acessar Meu FGTS” e, para verificar o extrato, selecione “Ver extrato” abaixo de cada conta vinculada;
- por fim, você também pode salvar o extrato, selecionando “Gerar extrato PDF” e baixando uma cópia.
Superfácil, não é mesmo? Esperamos que com este artigo você tenha descoberto a importância de verificar frequentemente o saldo do seu FGTS e também tenha aprendido a fazer isso de forma simples, com o seu CPF.
Você sabia que pode ter acesso ao dinheiro do seu FGTS em outras situações que não sejam apenas em uma rescisão de trabalho por justa causa ou após a aposentadoria?
Uma delas, por exemplo, é o saque-aniversário, com o qual você pode escolher receber parcelas anuais do dinheiro que está depositado nas suas contas do FGTS.
E aqui no MW Consignado você consegue, ainda, antecipar até 10 parcelas do seu saque-aniversário de maneira simples e com taxas de juros excelentes. Gostou da ideia? Então faça agora mesmo uma simulação conosco.