Apesar de ter se popularizado cada vez mais, o cartão de crédito consignado ainda gera muitas dúvidas entre os usuários e pessoas que pretendem fazer a sua adesão.
Muitas vezes por falta de conhecimento essa opção de crédito – que é muito vantajosa, deixa de ser utilizada. Com isso, linhas de crédito mais cara acabam sendo contratadas, sem necessidade.
1 – O que é o cartão de crédito consignado?
O cartão de crédito consignado funciona da mesma forma que os cartões comuns. O usuário pode efetuar compras parceladas e, inclusive, sacar dinheiro nos caixas 24 horas que tenham essa opção.
A principal diferença entre o cartão consignado e o cartão convencional está na forma de pagamento da dívida.
Aqueles que têm direito ao cartão de crédito consignado podem descontar automaticamente do salário ou do benefício previdenciário, parte do valor total gasto no mês.
Exatamente por este motivo que as instituições financeiras conseguem disponibilizar taxas mais atrativas, ou seja, bem menores que as cobradas normalmente.
2 – Qual valor da taxa de juros do cartão consignado?
Enquanto que o cheque especial e cartões de crédito comum apresentam taxas de juros maiores que 20% ao mês, o cartão consignado tem uma taxa média mensal de 3,5%.
No caso de aposentados e pensionistas da Previdência Social, a taxa nominal é regulada pelo teto de 3,06% ao mês
Essa regulamentação previne que os bancos pratiquem taxas de juros abusivas, mesmo quando se fala no crédito rotativo – que também tem taxas menores.
Vale lembrar que é sempre muito importante comparar as ofertas e propostas dos bancos com base no Custo Efetivo Total (CET). Essa referência é a que engloba todos os custos diretos e indiretos, impostos, dentre outros.
3 – Como funciona o saque do cartão de crédito consignado?
saque do cartão consignado permite que parte do limite seja liberado instaneamente e em dinheiro. Fica a critério do titular a sua destinação.
Dessa forma, quem tem o cartão pode usar para as compras parcelas ou para o saque em espécie. É claro que um dos usos interferem na liberação do outro, por isso é preciso ficar atento.
Conforme nova lei vigente desde 2020 o limite máximo para saques do cartão de crédito consignado é de até 70%. Assim como o limite e a taxa de juros, essa porcentagem pode variar conforme a instituição financeira contratada.
Dúvida extra…
O que é necessário para contratar?
Os documentos necessários para solicitar o cartão de crédito consignado são muito simples:
- RG (Registro Geral);
- CPF (Cadastro do Pessoa Física);
- Comprovante de renda atualizado: emitido pelo Meu INSS ou SouGov;
- Comprovante de endereço.
Servidores federais também precisam emitir a autorização de consignatária e dar a dupla anuência no sistema online.
Querendo solicitar seu cartão de crédito consignado? Com a MW é simples! Preencha o formulário abaixo para saber mais: